Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


domingo, 10 de fevereiro de 2008

Triste fado, ou o som de um Dom de mau tom.

Nuno da Câmara Pereira queria ser Dom Nuno mas o Conselho da Nobreza assim não o entendeu. Agora, o líder do PPM vem fazer o que qualquer mulher despeitada faz depois de levar com os pés: vem dizer o pior de D. Duarte Pio, que não é rei não é nada e que é um usurpador, como se pode ler no seu livro (sim, o líder é escritor também) 'O Usurpador - O Poder sem Pudor', no qual ataca D. Duarte de Bragança forte e feio, dizendo que o verdadeiro herdeiro da Coroa Portuguesa será D. Pedro de Mendonça, actual duque de Loulé, descendente da infanta D. Ana de Jesus Maria, a filha mais nova de D. João VI.

O duque de Bragança e Chefe da Casa Real Portuguesa diz não perceber "porque surge agora esta questão" e até adianta que conhece há muito tempo o autor, com chegou a ter uma boa relação. "Sempre me dei muito bem com o senhor e com a família, mas a dada altura parece que ficou revoltado com qualquer coisa", diz D. Duarte Pio. Fontes monárquicas conhecedoras do processo enquadram estas palavras do duque de Bragança: "O que se passa é que o autor desse livro pediu autorização ao D. Duarte para usar o título de 'dom' e ele remeteu o assunto para o Conselho da Nobreza, entretanto extinto, e que indeferiu o pedido. A partir daí, tornou-se seu inimigo".

A versão de Nuno Pereira é diferente e faz lembrar Júlio Isidro, que como toda a gente sabe descobriu todos os talentos portugueses, incluindo Frank Sinatra. "Trabalhámos em conjunto pela causa monárquica. Fui eu quem o revelou ao País em concertos que fiz na Aula Magna, em 1981 e 1982. Eu tinha na altura ganho o primeiro disco de platina da música portuguesa e antes de mim só a esquerda actuava na Aula Magna", recorda ao DN o líder do PPM, que também é fadista. Câmara Pereira confirma ter mantido uma relação de amizade de longos anos com D. Duarte. Que terá seguramente poupado uns tostões em inimigos, nessa altura, a julgar pela amostra agora junta.

Haverá a quem agrade, este novo fado do Pereira. Haverá por certo quem lhe dê razão e bata palmas, há sempre. O que eu duvido que exista é alguém que venha dizer que esta foi uma atitude digna e útil para a causa monárquica em Portugal. Agora que passaram cem anos sobre o regicídio, pergunto a mim próprio de que lado estaria o fadista se o rei morto fosse este. Quantas lágrimas lhe caíriam por intenção real. E que fado lhe cantaria na hora do adeus.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ter direito a Dom é um dom que não cabe a todos ou em que nem todos cabem. Este Nuno, nem de um modo ou outro, penso eu.

piedade disse...

AAAlllôôô !!!!!!! Com a devida vénia, senpre achei que o Nuno tinha cara de palerma, mas dai a compará-lo com uma "mulher despeitada", (que nem sempre é parva), vai uma grande distância !!! AAAlllôôô !!!!! DDDAAAAHHHHH !!!!! IIUUIIIUUUUU!!!
(isto é um assobio de "vaia")

Pearl disse...

No caso do Sr. Pereira, suporia eu, que o dom para a música lhe seria mais útil.
A clarividência de que nobreza de carácter é título impossível de ser adquirido.

Sabina disse...

Zanga de comadres...

Rui Vasco Neto disse...

daniel,
de mau tom, este dom.

pi,
piu piu

pearl,
pois.

saci,
não me parece, nem primos afastados.

Klatuu o embuçado disse...

Esse cavalheiro, que nunca deveria ter excedido o âmbito passadista de fados e guitarradas para quebrados da Pátria, não passa de um borra-botas com um ego de abóbora menina.
Nenhum Monárquico, que mereça ser considerado tal, lhe dá o mínimo crédito. Um «Dom Zé-Ninguém», que alucina dinastias e é indiferente à Monarquia.

VIVA O REI!
VIVA A MONARQUIA!
VIVA PORTUGAL!

P. S. Aqui deixo um convite para uma Casa de amigos.

Anónimo disse...

O único problema disto tudo é que o Duarte Pio muniu-se de "amiguinhos" para o ajudarem na promoção das mentiras e na conservação do trono e, em troca, concede-lhes umas medalhinhas e honras afins.

Para que conste: a única sucessora directa da coroa portuguesa foi D. Maria Pia de Saxe Coburgo Bragança, filha do Rei D. Carlos I de Portugal com D. Maria Amélia Laredo e Murca e, consequentemente, irmã do Rei D. Manuel II.

A seu tempo a verdade virá ao de cima e cairão por terra muitos dos monárquicos que andam enganados pela falsa Causa Real Duartina.

Leiam www.reifazdeconta.com e descubram toda a verdade!