Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Acreditar

Todos os dias eu quero acreditar em Deus. Todos os dias sem excepção. Todos os dias faço força para interiorizar uma esperança redentora num Bem supremo, seja por egoísmo, desespero, fantasia, solidão, porque sim ou pelo que seja. Todos os dias vejo os homens da fé no alto dos palanques da eloquência a distribuirem soluções grátis para as almas atormentadas. Ando a poupar para um aparelho Sonotone. Vejo-os bem mas ouço-os mal.

A Igreja Batista de Westboro, do Estado do Kansas, promoveu uma manifestação pública no funeral do fuzileiro naval Matthew Synder, morto na guerra do Iraque, com cartazes dizendo "Graças a Deus pelos soldados mortos", "Você está indo para o inferno" e "Deus odeia bichas".

A igreja fundamentalista acredita que a guerra no Iraque e a morte dos soldados são uma punição de Deus pela tolerância nos EUA ao homossexualismo e escolheu o Exército americano como alvo de seus protestos. Agora foram condenados em tribunal ao pagamento de dez milhões e novecentos mil dólares ao pai do soldado morto, o que é muito dólar, tanto dólar que faz a notícia mudar de notícia.

Com dez milhões e novecentos mil dólares, um juiz e um tribunal tudo acaba em bem em qualquer américa ou estremadura deste mundo. Eu é que fico na mesma no meu esforço diário. É que todos os dias eu quero acreditar em Deus. Todos os dias, sem excepção. Mas juro que fica tão difícil, ás vezes.
RVN

21 comentários:

Anónimo disse...

Ó meu amigo ... que azedume !!! Vamos a animar este blog, ou a gente só chora quando o visita ...
Não conseguiu que a sua macieira crescesse ? Surpreende-se com a beleza do que lhe escrevem ? Mas porquê ? Não acredita que exista gente bonita no Mundo ? Só no que é MAU ? Procura Deus ? pra quê ? Você é o seu Deus !!! E quanto à macieira, eu, criei uma roseira e só me piquei nos espinhos das suas rosas. Mas nem por isso deixei de olhar para o que é belo... Abra os olhos, amigo, olhe para coisas boas e bonitas. Vai ver que só terá a ganhar com isso.

Rui Vasco Neto disse...

Enxugue-me essas lágrimas anónimas, peço-lhe. Água nos circuitos não pode ser bom para a blogosfera. Suspeito que tenha posto pouco jeitinho no podar das rosas. Há que contar com os espinhos, na hora do toque, aprende-se no crescer.
Quano ás coisas bonitas, elas estão muitas vezes mais à vista na exposição do feio que no glosar do belo. Mas o ser mediano tende a procurar o óbvio e não usa bifocais para a meia distância. O resultado não é brilhante: Vê torto. E tarde ou nunca se endireita, se não corrige a graduação.
Venha sempre. Com ou sem lentes.

rvn

Anónimo disse...

Meu caro : eu não uso bifocais. E você, usa ? Se sim, deixe de usar ...

Rui Vasco Neto disse...

então, então...
noto alguma crispação?
julguei que saíamos à liça melhor refoçados nas ancas e nos estribos, prevendo os derrotes.
afinal ainda fazemos volteio...

Anónimo disse...

"A fé é a capacidade de resistir às dúvidas", disse Georges Bernanos. "Queria encontrar Deus, tanto o procuro!" (Penso ser desnecessário referir quem foi a autora deste grito na charneca.)
Só os tolos e alguns santos de excpeção não duvidam nunca. Como estou convencido de que não és santo nem tolo, meu caro Rui, nada estranho do que dizes.

Rui Vasco Neto disse...

daniel,
calculei que percebesses.
agora diz-me: mundo estranho este, não?

samuel disse...

A cada um as suas convicções. De qualquer modo se Deus existe deve achar tremendo ser "invocado" por uma tão grande quantidade de imbecis.

Anónimo disse...

Soluções grátis? Por favor, quando comprar um dos tais aparelhos peça o modelo que também dá para ouvir as letras pequeninas.

Anónimo disse...

Há um cometa à vista!
(Nota fora do contexto: Samuel, antes ser invocado por imbecis do que negado por mentes brilhantes.)
Acabo de ver um cometa. Nada se tem lido ou ouvido acerca dele. Deixo aqui informação tirada da "Rede":
Comet Holmes is easily visible now. It is an unusual comet -- like a big white fuzzball -- in that it doesn't have much of a tail visible at the moment. You can see it with the unaided eye, but you'll need binoculars to see its big round fuzzy glory. It is in Perseus, which as you probably knew already, is between two of the easiest things to find in the night sky: Casseopeia and the Pleiades

Anónimo disse...

Não sei se ficou a informação. Dou licença de o Rui gozar comigo à vontade.
Aqui fica sobe o cometa que está bem visível, pelo menos com binóculos:
Comet Holmes is easily visible now. It is an unusual comet -- like a big white fuzzball -- in that it doesn't have much of a tail visible at the moment. You can see it with the unaided eye, but you'll need binoculars to see its big round fuzzy glory. It is in Perseus, which as you probably knew already, is between two of the easiest things to find in the night sky: Casseopeia and the Pleiades

Rui Vasco Neto disse...

sam,
com gente desta deus consegue andar ainda mais equivocado que invocado..

out of,
tudo blue. acha que as letras pequeninas anunciam a taxa de spread?

daniel,
vou espreitar. agora.

Anónimo disse...

Vai fazer um empréstimo para comprar o sonotone? Continuo a recomendar prudência com as letras pequeninas.

samuel disse...

Daniel
"se eu fosse deus" não sei se preferiria ser contestado por mentes brilhantes a ser seguido por imbecis. Pelo menos com os primeiros poderia ter uns debates interessantes...
Isto "se deus fosse eu" (obrigado José Mário Branco!)

Anónimo disse...

Dizem que há dois mil anos um cometa anunciou Cristo. Será este o sinal que espera, rvn?

Rui Vasco Neto disse...

é provavel. e se for, espero que tudo dê certo.
detestaria ter de devolver o sinal em dobro.

Anónimo disse...

Samuel
Ser contestado é uma coisa, ser negado é outra. Se negares que eu existo, não podemos conversar. Mas isso de dizer "se Deus fosse eu" é mais ou menos como dizer "se eu fosse o Sócrates faria as coisas muito mais bem feitas". Não faríamos nada, porque, sendo o Sócrates, faríamos tal e qual o que ele faz. Fiz-me entender?
Quanto ao cometa de Belém, para uma explicação a sério da história dos magos era preciso um pedaço detempo e de espaço. Posso resumir dizendo que vários episódios do nascimento de Cristo e dos dias sguintes, do Evangelho segundo S. Mateus, terão sido acrescentados pelos cristãos daquele tempo de acordo com o que interpretavam como profecias acerca do nascimento do Messias.

samuel disse...

"Prontos" amigo Daniel
Não conhece o "se deus fosse eu" que usei para a minha ironia (falhada), tudo bem... não é preciso ficar assim!
Claro que se fez entender! Dito nesse tom, nem arrisco dizer que não!...
Quanto ao seu cometa e os magos, desculpe mas não tenho um "pedaço de tempo e de espaço" disponível, de momento.

Anónimo disse...

Samuel, Samuel...aquele a quem Deus ouve?!

Gosto mesmo, mesmo, deste Samuel!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ó Samuel, não percebeu que a primeira parte era a brincar? A segunda era a sério, sim, mas como diz que não tem tempo para ela (e eu tenho pouco) fica mesmo assim.

Anónimo disse...

esse samuel tem a mania... sabe tudo é???

samuel disse...

Combinado.
Abraço.