Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Amigos, petróleo, barrigas e corações.

Naquele seu estilo porreiropá que tão bem demonstrou quando da assinatura do Tratado de Lisboa, palmadeando costas e apertando bochechas dos líderes europeus, o nosso socrático primeiro recebeu o nãomecalo Hugo Chavez na pista de Figo Maduro, lado a lado com um tambémsoudesbocado Mário Soares e outros apoiantes do estouparadurar Fidel Castro. Foi uma espécie de festa da democracia, na versão aeroporto militar mas com bandeiras.

Logo ali Chavez abriu os braços e o coração ao povo dos padeiros que 'alimentam a Venezuela' e a deixam 'como diz o ditado, barriga cheia, coração contente'. Abraçou Sócrates e disse de Soares que 'Don Mário' o vai visitar muitas vezes a Caracas. E pela noitinha foi às sopas a S.Bento, um regalo de Sócrates que revelou a Chavez e Soares, também convidado, como o nosso primeiro tinha apanhado aquela da 'barriga cheia, coração contente'.


Chegada a hora da partida foi tempo de balanços para toda a gente. Os elogios aos padeiros voltaram a ser ouvidos e as novidades sobre as negociações para o fornecimento de gaz e petróleo, no valor de muitos milhões de euros, entre os nossos dois países e em que Soares está pessoalmente envolvido, foram anunciadas como um sucesso diplomático. Tudo está bem quando acaba em bem e a visita acabou, finalmente. E como o Rei de Espanha não estava por perto, Hugo Chavez teve oportunidade de dizer o que lhe apeteceu aos microfones sem que ninguém o mandasse calar.

Foi assim que se soube, dito e confirmado por Chavez, ontem, na base militar de Figo Maduro e antes de partir para Cuba, que D.Mário e a Fundação Mário Soares têm recebido diversos e gordos financiamentos da Venezuela. Foi só mais uma coisa dita, porque "somos parecidos, temos o riso fácil e damos a mão com o coração". Até agora ninguém comentou, no governo ou fora dele. Cá para mim era outra vez a sabedoria popular de Chavez, aposto. Como diz o ditado, barriga cheia, coração contente.

10 comentários:

Anónimo disse...

Quando, dentro em breve (e como parece inevitável), os portugueses começarem a fugir em massa da Venezuela de Chávez, iremos ver as caras de pau do cheché Soares e do ridículo Sócrates.
Perderam definitivamente a vergonha, estes súcias.

samuel disse...

Rui
Essa dos padeiros foi muito injusta. Eu conheço uma família da região de Aveiro que mora mesmo à frente das minhas primas e têm para aí 5 elementos na Venezuela e todos são sócios num "taller" de ferragens.
"Vistes?"
Padeiros!!! Padeiro (ainda por cima é mesmo verdade) era o pai dessas minhas primas, mas cá, quer dizer, lá, ao pé de Aveiro...

Anónimo disse...

Rui, como o Chávez não deixa que ninguém lhe tire o assento, vingaste-te tirando-lhe o acento.

Rui Vasco Neto disse...

daniel,
e estive para escrever Chaves e Soarez. Afinal, cada vez lhes distingo menos as almas..

Anónimo disse...

Esta gente ainda não percebeu,brevemente vamos ter uma nova versão Venezuelana do paredom.

Anónimo disse...

Rui, se não disseres nada ao Suárez, eu digo-te que fui pelo Zenha (claro que pelo Mário na segunda volta e na segunda candidatura) e pelo Manuel Alegre. (Dou-te um doce se adivinhares quem foi a primeira pessoa que propôs ao Manuel Alegre que se candidatasse a Presidente da República.)

Rui Vasco Neto disse...

roxy,
acha mesmo?

daniel,
mario soarez? quero de ginja, faz favor.

Rui Vasco Neto disse...

silvio,
esperemos que não chegue a tanto.
mas lá que a coisa está feia, isso está.

sam,
se foi injusta foi do chavez, que eu só estou a citar.
e já agora, desde quando é que ser padeiro é depreciativo, ó samuel?

TheOldMan disse...

Isso dos financiamentos até que é bastante natural.

É que de algum tempo para cá o contrabando de diamantes tem-se tornado uma actividade deveras arriscada (e o tipo que os transportava cada vez está mais gordo e a perder reflexos).

Tinham que diversificar...

;-)

Anónimo disse...

porque no te callas???