Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


sábado, 24 de novembro de 2007

Choques e canalhices


Não me chocam tanto as quatro crianças mortas. Choca-me mais, muito mais, a morte do bombista suicida. A imagem dos pedaços do seu corpo voando pelo ar, postados nas pedras, nas árvores, no chão antes da ponte que ele queria rebentar e não conseguiu. Tal como todos os outros pedaços de todos os outros bombistas suicidas, agarrados às paredes de cafés, restaurantes, correios, esquadras, hospitais, autocarros, aviões, torres e escolas. Isso sim, choca-me até à medula. Porquê? Elementar, cara futura vítima.

Se uma morte assim canalha tem, seja em que circunstâncias fôr, um aliciante romântico, nobre e carismático para o canalha que a ela se propõe; se não faltam canalhas para mortes assim; se sobram outros canalhas para continuar acanalhando gente apenas injustiçada, manipulando as suas revoltas e assim ganhando seguidores da morte canalha; se tudo isto é assim, então cada pedaço de cada suicida, canalha ou injustiçado, de hoje ou de ontem, representa muitas e muitas mais crianças mortas, feridas e estropiadas, num futuro cada vez mais presente. E homens, também. E mulheres. E velhos e novos e loiros e morenos e cães e gatos e civilização e humanidade e tudo e todos espalhados e estilhaçados em pedaços de carne e sangue que escorre pelos quatro cantos deste mundo de merda. E isso sim, é chocante.

7 comentários:

Anónimo disse...

Canalhas? Eu prefiro filhos da puta, sendo que as mães, às vezes, até são boas pessoas.

Pearl disse...

Pois...

Anónimo disse...

"Si la esperanza se apaga
y la Babel se comienza,
qué antorcha iluminará
los caminos en la Tierra?"

Federico García Lorca

Anónimo disse...

oh mifáaaaaaaaaaaaaaaaaaaa (suspiro)

Anónimo disse...

Calimerooooo,
já pra dentro do ovo!

Rui Vasco Neto disse...

putónimo,
então, então...?

pearl,
interessante observação.

mifas,
adoro garcia lorca. oportuna lembrança, agora que tanto se fala das vítimas da guerra civil espanhola...

shark disse...

Isto é o que se chama uma afirmação explosiva.