
Vale a pena esmiuçar os pormenores deste projecto, acreditem. Por isso mãos à obra. Dizem Baltasar Aguiar e o PND que Jardim é uma "figura incontornável da nossa história recente, nomeadamente pelas muitas obras públicas que tem realizado por toda a ilha". Diz o projecto que "este ilustre e intrépido guia e mentor do Madeirense Novo merece uma mais significativa homenagem, que lhe é devida em plenitude do seu Governo, não depois da sua jubilação" e que, por isso mesmo, se propõe que a ALM recomende ao Governo Regional a "construção de uma estátua em bronze ou outro metal nobre, com cerca de 50 metros de altura, que represente o amado líder da Madeira Nova, dr. Alberto João Jardim". O PND defende que essa estátua "seja colocada no cimo do antigo Forte de S. José, na entrada do porto do Funchal (Pontinha); que seja concebida de forma a possuir uma escada interior que permita aos visitantes a subida até à altura da cabeça dessa obra de arte, de onde poderão observar a baía e a mui nobre cidade do Funchal, através dos olhos do seu amado líder". O que deve ser uma experiência fascinante, convenhamos.
Mas o melhor está para vir, ora vejam se não. Quer o PND: "Que, na base do pedestal, sejam colocadas pequenas rodas em aço, como nos antigos moinhos da ilha do Porto Santo, ligadas por correias transmissoras a um mecanismo propulsor interno, que permita que a estátua acompanhe o movimento do sol, como fazem os girassóis; que, na altura do zénite do astro-rei, emita a estátua um forte silvo, que simbolize para as gerações vindouras os imortais dotes oratórios de Jardim; que a energia necessária ao movimento de rotação e apito da estátua seja fornecida pelas ondas do mar". E acaba assim, neste 'para sempre' que me encanta. Eu não vos tinha dito? É ou não absolutamente fabuloso, este projecto de Baltasar Aguiar e do seu PND? Pois eu cá tenho apenas um pequeno acrescento que gostaria de propor a esta singela e tão original homenagem. Ora ouçam, então e se na 'altura do zénite do astro-rei', a par com o 'forte silvo que simbolize para as gerações vindouras os imortais dotes oratórios de Jardim', a estátua 'emitisse' também um sonoro traque, pelo mesmo 'mecanismo propulsor interno', que fosse símbolo da forma como Jardim viveu os seus trinta anos de poder na Madeira, cagando para a democracia portuguesa. Os senhores acham mal?
4 comentários:
Sim, sim, acho óptimo, muitas flatulências para S.Exa.. Mas inodoras, convém que inodoras !!!
Acho justo! Na verdade, eu próprio não fiz melhor em homenagem à grande figura durante os últimos trinta anos.
Não sei porquê, mas esta conversa só me faz lembrar das estátuas que os ditadores desse nosso pequeno mundo têm a mania de construir e inaugurar dizendo que foi a pedido do povo amado.
Eles que construam a estátua. O amiguinho da tua mensagem anterior tem um hobby muito engraçado: mandar abaixo estátuas dessas...
Seria giro, não concordas?
Só me ocorre uma expressão:
Puro surrealismo !
Um case study, sem dúvida... :-)
Enviar um comentário