Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


sábado, 26 de janeiro de 2008

Não vou, não vou, não vou. Já disse.

Vá lá, meus amigos, vocês não querem mesmo repensar aquela coisa da lei do tabaco, não? Vamos conversar, ao menos. Vejam os meus argumentos, por favor, que amparam-me de negro os suportes do paraíso, toalham-se-me as ideias quando penso num mundo sem os pequenos prazeres que me fazem amar a vida.

Vem por aqui, dizem-me alguns com olhos doces, estendendo-me os braços e seguros de que seria bom se eu os ouvisse
quando me dizem: 'vem por aqui'!Eu olho-os com olhos lassos, há nos meus olhos ironias e cansaços, e cruzo os braços, e nunca vou por ali... Vá, deixem-me ir por onde quero, permitam-me que siga o desejo, tirem-me o cilício que eu louvo a Deus na mesma.


Porque hei-de eu embarcar nessa aventura da simulada perfeição de um viver sem pecado só para o grande retrato de uma família feliz, não me dizem? Não, mil vezes não. Ninguém me diga 'vem por aqui', que a minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou, é um átomo a mais que se animou. Não sei por onde vou. Não sei para onde vou, mas sei que não vou por aí.

(Imagem sacada ao bom gosto de João Villalobos, aqui)

10 comentários:

Anónimo disse...

Rui, faltaram traspas aí. Inclusive na fumadora.
(Uma criança da escola disse uma vez à professora que se tinha esquecido de pôr as "traspas". Agora fica a teu cargo descobrir por que razão ela pensava que aquelas coisinhas se chamavam "traspas".)

Anónimo disse...

em traspas, Daniel?

Anónimo disse...

Uma frase entr'aspas.

Anónimo disse...

logo, "em traspas".... se arrecadei a taça que venha o prémio que eu cá não sou de deixar de reclamar o que me pertence. Ou não...

João Villalobos disse...

Que apartes mais parvos. Ninguém comenta o que interessa ;)

samuel disse...

Isto deve ser um defeito da net. Normalmente só apareciam os comentarios em duplicado. Agora já são os "assuntos interessantes" para comentar...

Anónimo disse...

João Villalobos, e você comentou?

Rui Vasco Neto disse...

daniel,
Desta vez não faltaram, não. Apenas usei a liberdade criativa de adornar monumentos por demais conhecidos com flores que só nas suas arestas fazem sentido. Coisa linda, a língua portuguesa. Quando é verdadeiramente grande, não é de ninguém e é de nós todos.

Rui Vasco Neto disse...

daniel,
quanto à fumadora terás a tua razão, mas as aspas estão no link que leva ao 'descobridor' original, o próprio João Villalobos, que encontrou para mim aquele soutiã preto que eu palavra de honra não me lembrava que tinha.

Anónimo disse...

ora pois,todos comentam...
apenas eu nao consigo deixar o meu comentario!mas se esta a ler aqui vai o meu comentario:
sim Rui a placa da imenso jeito.
eheh
e estou a gostar muito do seu blog.

quanto ao gastão,até não acho mau de todo o ãoão mememe
neste mundo a lugar para todos.