Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Tantos, já?

Lembro-me dela antes de todas as lembranças. Do quente, do fofo, do seguro. Da sua beleza e juventude, do seu sorriso, da sua figura altiva e elegante à porta da minha escola. E da vaidade que eu tinha em que os outros vissem como ela era linda, linda. E minha, só minha.

Lembro-me das broncas, das festas, das zangas, das alegrias, das ciumeiras, dos risos e das lágrimas que marcaram quase cinquenta anos de vidas próximas, demasiado próximas, talvez. Para depois me esquecer de tudo, até do mundo e das horas, sempre que ainda hoje ela sorri para mim.

É a única pessoa do mundo que o consegue, sem querer. Chega e eu já não sei onde pôr as mãos, nem como estar, nem que mais fazer para agradar e a merecer, proeza que nunca conseguirei. Fosse eu cãozito e abanaria o rabo por uma festa na cabeça, ou por um osso de carinho, até, mesmo atirado de longe, para eu roer na minha solidão sem ela.

Continua doce, altiva e elegante. Linda, sempre. Chata, mais. Faz hoje setenta anos, a minha rosa. E rosa há só uma, claro, já se sabe.

Até porque ninguém aguentaria duas, convenhamos.

12 comentários:

Ângela disse...

Subscrevo tudo!
Mais que minha madrinha é uma amiga, uma confidente, é família íntima (que isto de "família" somos nós que escolhemos, seja de sangue ou do coração.
Tem setenta anos no BI, mas de espírito tem 20, é bem mais nova que eu e tu...
É admirável, é uma lutadora, é um exemplo de que nunca se desiste e que a alegria e a felicidade podem ser encontradas mesmo que o mundo nos troque as voltas a todo o instante...
E tu, meu caro, tens a imensa sorte de a ter como mãe!

Anónimo disse...

Ai Rui que bonito!!!passo à frente mas permita-me deixar aqui os meus parabéns duplos à linda rosa que, esta sim, é única!

Sabina disse...

Parabéns!

(é a única coisa que se pode dizer diante de uma homenagem tão bonita)

Beijos
Saci

piedade disse...

Vou telefonar-lhe já !!! E tu, continuas a achar que ninguém aguentaria duas ... e ensinaste o teu amiguinho a dizer o mesmo !!!
Só espero que aos meus setenta ele sinta da mesma forma que tu sentes hoje. Parabéns e dá-lhe hoje o teu melhor sorriso !!!

Anónimo disse...

Senti-me muito desconfortável só de imaginar o meu filho como um cãozito a abanar o rabo para ter direito a uma festa na cabeça ou à espera que lhe atire um “osso” de longe.
Se pretende ser uma homenagem as palavres não são muito felizes
Maria

Anónimo disse...

"Fosse" eu cãozito ...... "abanaria" o rabo ......... "na minha solidão sem ela" .
Marianónimo : podem ser frases infelizes, ou não, depende da interpretação que se quiser dar.

samuel disse...

Parabéns!

Anónimo disse...

Rui, tenho a certeza de que a tua é, como muitas outras felizmente, a melhor Mãe do Mundo. Não a conheço, mas as mães dos nossos amigos têm um lugar especial no nosso coração. Porque merecem o reconhecimento de lhes terem dado vida e de nos permitirem ser felizes com a felicidade deles.

Jumpseat disse...

Tão lindo! :)

Parabéns!!

... pelo texto e pelo aniversário!


(Curioso :) hoje é também o aniversário do meu pai :)

Anónimo disse...

ups, lá venho eu atrasada. Logo eu que sou tão pontual!( espero que não venha aqui ninguém de família ou que me conheça...).
Como tarde é o que não chega, aí vão os meus parabéns para a D. Violante, que, além de simpática, é galante e também para o gato que, esse sim, é que é chato ( foi só por exigência rimática ).
Vejamos, agora, o que dizem os astros. Ora bem, capricórnio, virgem é terra a mais. Para fugir ao excesso de terra-a-terra, há que amenizar com um pouco de poesia e de loucura. Na devida dose, qualquer um beneficiará. Em caso de excesso, ambos se ressentirão. Dar o tempêro mas não salgar. E, cuidado com o excesso de picante, caso contrário alguém suará as estopinhas.
No geral, os astros são favoráveis.

Anónimo disse...

E cá estou eu, caro RVN:

As palavras que escreveu, da maneira como se expressou, penso que melhor que ninguém as entendo eu. Não vou dizer-lhe porquê. Você sabe.
Acho que nem sequer irá ler este comentário. Mas foi lindo o texto que ofereceu a sua mãe. Fez-me lembrar o meu filho.

Abraço da Sol

Rui Vasco Neto disse...

Sol,
engana-se, cara amiga. Leio todas as letras que aparecem neste espaço. Todas. E fico feliz por estas suas.
Abraço.