Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


quarta-feira, 2 de abril de 2008

A brincar a brincar...

Uma das partes gagas mais curiosas das polémicas que envolvem Alberto João Jardim é o delicioso pormenor de, muitas vezes, ele nem precisar de abrir a boca para se criarem enormes confusões em torno da sua pessoa. Será a consequência natural de uma vida a semear ventos ciclónicos? Talvez. O facto é que desta vez a polémica chegou pela voz da segunda figura do Estado português, nada menos, que entendeu prestar uma homenagem pública a Jardim para grande consternação dos seus colegas de partido e do próprio governo.

Jaime Gama foi à Madeira e disse, na sexta-feira passada, que o líder do governo regional é «um exemplo supremo na vida democrática do que é um político combativo», adiantando que a região é «a expressão de um vasto e notável progresso no País». Foi quanto bastou para deixar o Partido Socialista em polvorosa, cá e lá. Começou lá, com o PS local a emitir um comunicado de queixumes, bastante contido na expressão da revolta contra Jaime Gama, mas mesmo assim de inequívoca zanga regional. «O camarada Jaime Gama ofendeu todos os cidadãos deste país, particularmente aqueles que, na Região Autónoma da Madeira, têm sido severamente prejudicados, no seu corpo e na sua alma, pelo exercício autocrático do poder regional vigente, já lá vão trinta anos», lê-se no voto de protesto dos socialistas madeirenses, cansados de levar na cabeça.

E continua por cá, hoje com Ana Gomes a pegar na deixa de Edite Estrela. «Concordo com a deputada Edite Estrela, com certeza que foi dito num momento de humor, de humor negro», disse Ana Gomes, quando questionada pelos jornalistas sobre como reagia aos elogios de Jaime Gama a Alberto João Jardim. «Jaime Gama tem um apurado sentido de humor e foi certamente em tom irónico que fez as declarações», tinha dito Edite Estrela em Bruxelas, acrescentando ainda que se o presidente do Parlamento «estava a falar a sério, só posso lamentar».

Eu cá imagino a cara de Alberto João ao ler estas e outras reacções socialistas aos elogios de Jaime Gama, que de resto não é o primeiro Presidente da Assembleia da República a tecer-lhe loas públicas com estrondo, já Almeida Santos o fez, repetidamente, sempre que visitou a Região. Belas gargalhadas estará a merecer esta desorientação socialista a Jardim, pela certa. Justificadas, de resto. Afinal, tem razões de sobra a hilariedade deste caso único da vida política nacional que sempre teve ambições para lá da sua ilha. E que agora assiste de cadeira a uma manobra de requintado jogo político-partidário com a sua pessoa, executada por um nada inocente Jaime Gama com uma oportunidade e precisão dignas de nota. Estes fernicoques de Ana Gomes e Edite Estrela não são nada que Jaime Gama não tenha previsto e desvalorizado logo à partida, ao dizer o que disse com o seu olho clínico e matreiro posto em caça mais apetecível e vulnerável. Que não vota PS.

Ou os senhores também acham, como a Dra. Ana Gomes, que Jaime Gama estava a brincar ou pior, que se enganou?

3 comentários:

samuel disse...

Pondo de parte o facto de a poncha ser uma beberagem poderosa, mas que neste caso não deve ser perdida nem achada, não faço ideia do que o Dr. Jaime Gama possa querer. Não é que eu esteja interessado em lho dar... mas curiosidade, isso tenho!

Anónimo disse...

3 hipóteses a considerar :
1 - Poncha a mais
2 - Solidariedade de ilhéu
3 - Jaime Gama está "xéxé"

E ainda uma quarta - Jardim arranjou-lhe uma gaja boa e um charuto cubano e o Gama quer mais !

Anónimo disse...

gostava que o Rui Vasco Neto me contactasse-rogerio-escuteiro@hotmail.com.