Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

E andamos nós preocupados com a ASAE

«O Governo tomou já várias medidas contra as violações da política do filho único por parte de detentores de cargos públicos, de gente famosa e pessoas com mais dinheiro, que se podem dar ao luxo de contornar a política e pagar as multas aplicadas às famílias com mais de um descendente.

A política de planeamento familiar chinesa arrancou no final da década de 1970 como forma de controlar o crescimento populacional. Enquanto país mais populoso do mundo, a China tem 1,3 mil milhões de habitantes, o que representa 20 % do total da população mundial.

De acordo com esta política, as famílias urbanas podem ter apenas um filho e as minorias étnicas e as famílias rurais podem ter dois, se o primeiro filho for uma rapariga. A aplicação da política do filho único preveniu já cerca de 400 milhões de nascimentos, de acordo com dados do governo. »

3 comentários:

Teresa disse...

Mas esta política fez bem mais - criou uma geração, que neste momento tem mais de 200 milhões de pessoas, de filhos únicos. É a primeira vez que tal acontece na história da humanidade e as consequências sociais são enormes.Neste momento, na China, quase todos os que têm entre 20 e 30 anos são filhos únicos, com os defeitos e as qualidades dos filhos únicos, o que se reflecte, de imediato, nos hábitos de consumo e na consciência social. É uma geração egoísta que tem por principal objectivo a satisfação das suas necessidades. O problema é que se fizerem tal como Mao dizia, e baterem todos com o pé no chão ao mesmo tempo, o meu mundo treme de certeza. Não, não me sinto muito confortável....

Rui Vasco Neto disse...

nesta,
belo ponto de vista.
a verdade tem sempre muitos lados, é certo.
fico grato pela achega, foi de luxo o acrescento.

Teresa disse...

É o que dá passar um fim de semana sem ter nada para fazer... encontrei, perdida, uma Visão que nunca tinha chegado a ler e passei um bom bocado a ler um artigo fantástico sobre a China de hoje.
Se puder leia que lhe faz bem...