Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Advogados. Esses cómicos...

Digam o que disserem, para mim os advogados são os mais cómicos e equilibristas de todas as profissões, incluindo as circenses. Procure-se nos árticos da vida; se no meio de um continente de gelo estiver alguém a defender o frigorífico, esse é advogado pela certa. Não é um tanguista amador. Ou então não vamos tão longe.

Fiquemos cá por Peniche, onde a 11 deste mês o advogado João Manuel Frazão, ao defender um guarda da GNR que desviou 4,4 kg de cocaína de um fardo que deu à costa, alegou três factores para absolvição do seu cliente. A saber: "o comportamento exemplar que o cabo tinha perante a sociedade e dentro da própria GNR", em primeiro lugar, a "ingenuidade em guardar produto estupefaciente dentro da sua viatura" em segundo, e isto tudo "além de a ter vendido a 25 mil euros quando valeria 200 mil", rematou em glória. Impressionados? Calma. Esperem pela próxima.
Notícia de hoje mesmo, alegações de defesa no Tribunal de Monção onde se julga um caso que chocou o país. Uma mãe confessou ter morto a sua filha de dois anos com pontapés na barriga. Contrapondo argumentos aos 16 anos de prisão pedidos pelo Ministéio Público, o advogado de defesa, Mota Vieira, depois de ter repetidamente frisado 'não ter ficado provado se foram dois pontapés se apenas um', ressalva a grande incógnita deste julgamento: "Não foi possível apurar qual teria sido o móbil do crime".

RVN

22 comentários:

Anónimo disse...

Citando o que ontem ouvi - "ninguém gosta de advogados até um dia precisar de um...."

Rui Vasco Neto disse...

Direi mesmo mais, caro (doutor?) anónimo:

ninguém gosta de um dia ter de precisar de um advogado...

Anónimo disse...

Ai não?? Tantas certezas assim nem num advogado as veria. Se um dia descobrir que um tal de Bill Gates o nomeou no testamento ainda quero ver se diz que a situação lhe repugna e que advogados nem vê-los...

quanto ao Doutor((?)não se incomode. Tenho uma teoria sobre pontapés, pedras e doutores que um dia, se tiver paciência, lhe contarei...

Anónimo disse...

CUIDADO !!! NÃO GENERALIZAR !!! Também há os honestos, que não aceitam qualquer caso. Outros, como os citados, são tão maus profissionais que têm de fazer de tudo para ganhar dinheirinho ... A Mãe da criança assassinada, deveria ter prisão perpétua e sem pézinhos, de preferência!

Rui Vasco Neto disse...

anónimo,
a paciência não é o meu forte, de facto.

marquesa,
lembre-se de quanto sangue azul tem corrido na história, madame..
misericórdia, nada?

Rui Vasco Neto disse...

anónimo,
a paciência não é o meu forte, de facto.

marquesa,
lembre-se de quanto sangue azul tem corrido na história, madame..
misericórdia, nada?

Anónimo disse...

"Arguments are to be avoided; they are always vulgar and often convincing. "
Oscar Wilde

I rest my case.

Anónimo disse...

se eu fosse o outro diria que o meu comentário foi censurado e que o autor do blog é narcisista.... vide comentários a este post.

Anónimo disse...

como o outro comentário desapareceu, segue cópia.
(não precisa de pôr em duplicado como faz com os seus...)

Arguments are to be avoided; they are always vulgar and often convincing.
Oscar Wilde

Rui Vasco Neto disse...

Idealism is what precedes experience; cynicism is what follows.
David T. Wolf

Anónimo disse...

insistindo no Wilde que é o meu favorito...

A little sincerity is a dangerous thing, and a great deal of it is absolutely fatal.
Oscar Wilde

Rui Vasco Neto disse...

«Examine what is said, not him who speaks.»
Arab Proverb

Anónimo disse...

It is always a silly thing to give advice, but to give good advice is fatal.
Oscar Wilde

Rui Vasco Neto disse...

Olhe amigo lobo, disse o cão com ar conselheiro - o que é preciso é saber viver.A gente com maus modos não leva a melhor, tudo o que é bom foge de nós.Porque não se resolve a fazer como eu e a acabar de vez com esse mau hábito de atacar, de morder e matar? Deixe-se de ser fera, domine a sua maldade, afeiçoe-se a alguém e verá como arranja quem o queira e o sustente.

Esopo e La Fontaine

Anónimo disse...

Andava um lacrau, margem acima, margem abaixo, esperando encontrar um meio que o transportasse para o outro lado do rio. Mas quando o desespero começava a ser do tamanho da sua ruindade, eis que o destino lhe colocou uma rã na margem. E dirigindo-se para a rã: os deuses trouxeram-te, junto de mim, para me transportares para a outra margem. Os deuses, perguntou ela? O destino trágico, sim. Como posso confiar em ti? Estranha pergunta, ripostou o lacrau: se, ao me levares no teu dorso, te fizesse mal, o teu mal não seria, também, o meu mal? Perante argumento tão sólido, a rã anuiu em transportá-lo. A meio do rio, a tentação foi mais forte do que ele e da sua própria sobrevivência, e injectou o seu letal veneno na prestável rã. Quando a ruindade está na massa do sangue é ela que manda, mesmo quando a própria vida está em perigo.

Esopo

Rui Vasco Neto disse...

É por essas e outras que eu, lacrau, fujo das rãs que me incomodam com o seu coaxar incessante. E que eu, rã, quero distância dos lacraus, por mais doce que seja a sua conversa.
É que tal como diz, quando a ruindade está na massa do sangue, é ela que manda.

rvn

Anónimo disse...

Illusion is the first of all pleasures.
Oscar Wilde

Como já disse, é o meu preferido.

Rui Vasco Neto disse...

"Vou ali já venho. Não se mace. Vá para dentro."
Rui Vasco Neto

Anónimo disse...

One should always play fairly when one has the winning cards.
Oscar Wilde

Rui Vasco Neto disse...

It takes two for tango.
As for cards.

Anónimo disse...

Parece que algumas pedras cairam em telhado de vidro.E, depois, todos esses "faits divers" são manobras para desviar do âmago da questão? Ou é verborreia crónica?
É típico!
Já agora, e para poder ombrear com tanta erudiçaõ, aí vai: "The most perfidious way of harming a cause consists of defending it deliberately with faulty arguments".
Nictzche ( não é o meu preferido mas sempre o prefiro a Oscar Wilde...)

Rui Vasco Neto disse...

There is no human problem which could not be solved if people would simply do as I advise.
Gore Vidal