Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Quem é, quem é?

Conceição Marques, professora em Ovar, cancro na língua diagonosticado em 2003 e em Abril do mesmo ano sujeita a uma cirurgia para retirar uma parte substancial daquele órgão, o que a deixou com grande dificuldade em falar. «Tenho muitas dores e uma grande dificuldade em falar, sobretudo depois de algumas horas a dar aulas». Conceição Marques, presente em 2006 a uma junta médica que a declarou permanentemente incapaz para o exercício das funções docentes, tendo-lhe sido atribuída a aposentação por invalidez. «Às vezes, durante as aulas, fico com lesões na língua, que começa a sangrar» Conceição Marques, chamada de novo à escola pela Caixa Geral de Aposentações que diz que os médicos estão errados e recusa a reforma por invalidez. «Não aguento mais dar aulas. Estou física e psicologicamente arrasada». Conceição Marques, que anteontem foi mostrar o que lhe resta da língua a mais um médico, marcado em Agosto, e ele não estava lá para a ver, em Outubro. Conceição Marques. Sabem quem é a Conceição Marques? Sou eu. É você. Somos todos nós.
RVN

5 comentários:

Anónimo disse...

Já conhecia, infelizmente, este caso escandaloso, aberrante...

Até quando vamos suportar esta política vampiresca?

No que toca a passividade, perante os acontecimentos, nós portugueses somos campeões.

Sofremos de um problema congénito "voluntarismo crónico para ser vítima"

Anónimo disse...

Qualquer professor sabe que, não raras vezes, a língua sangra e os miolos também.Pudera: se fizeram recair nos ombros dos professores a tarefa de (re)educar a sociedade. E toda a gente sabe como ela está educada!... As escolas são, cada vez mais, armazéns aonde, diariamente, crianças e adolescentes são despejados. Contigência que decorre naturalmente ou não do "modus vivendi" que vai caracterizando este país ou, quiçá, a sociedade em geral.O que é facto é que nesse microcosmos que é a escola se espelha a sociedade.E, se a sociedade está caótica, facilmente se depreende que a tarefa (ou, melhor, a multiplicidade de tarefas que são exigidas ao professor) costitui um desafio de titãs.E isto para falar em casos de dita normalidade!
No caso concreto de Conceição Marques, a coisa reveste-se de uma desumanidade e despotismo de "bradar aos céus"!E, infelizmente, não se trata de fábula!É a verdade, a mais hedionda verdade mas, nem por isso, menos verdade!
Que legitimidade têm os monstros responsáveis por atrocidades como esta de esperar que os professores incutam nos alunos valores que alberguem o respeito pelo próximo?!Com exemplos como este?!
Haja vergonha, já que dignidade não há!

Anónimo disse...

pois claro, pra quê, porquê, a cargas de quem, ora bolas, pague a consulta na privada, se quiser, fale com algum padrinho para ir prá reforma, não é o que todos fazem neste País de MERDA ? e, meu querido rui, por mais que digas e escrevas e barafustes, esta porra não anda, tá ? Não te admires de ir no anonimato, mas pode andar algum "pidoso" pela net e ume marquesa não pode ir prá cadeia !! ahahah ... é triste, muito triste, a bruma pesa cada vez mais ! Mas nunca deixes de barafustar, óvixete?

samuel disse...

Caro Rui Vasco Neto
Sou eu o engraçadinho que se meteu com o seu "heart feelings" no Irmãolúcia.
Sobre este post, embora por outra via, tive conhecimento do caso de que fala...
Em vez de fazer aqui outro post sobre este triste assunto é mais fácil convidá-lo a visitar a minha alegre casinha.
O link é directo meu post sobre esta professora mas depois pode visitar o resto da casa.

http://samuel-cantigueiro.blogspot.com/2007/10/daqui-ningum-sai-vivo.html#links

Rui Vasco Neto disse...

anónimo,

'voluntarismo crónico para ser vítima' é bom em qualquer parte do mundo...


mifá,

comme d'habitude, aqui estamos..

calculei que este assunto a tocaria de perto (e decerto). consigo cheirar um professor à distância só pela maneira como escreve..


marquesa,

Deus nos livre da cadeia e da bruma e nem por isso por esta ordem..


samuel,

já conhecia a sua loja, uma de três, duas paradas..
apareça mais vezes. aqui ri com as piadas por inteiro e em primeira mão

rvn