Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Loucos?

A propósito das comemorações de ontem do Dia Mundial da Saúde Mental, o director da Comissão para Reestruturação da Saúde Mental, Caldas de Almeida, classificou a doença em Portugal como um problema grave de saúde pública.«Todos os anos, teremos mais de um milhão de pessoas com doenças psiquiátricas diagnosticadas», afirmou Caldas de Almeida, destacando as «perturbações de ansiedade e depressão» como as mais frequentes, entre outras.






Para mim, a grande novidade destas declarações reside nos números apontados por este responsável, já que a mesma análise, em anos anteriores, apontava para 'mais de três milhões de portugueses afectados' por distúrbios psiquiátricos de ordem vária. Quanto ao resto, tudo na mesma, ano após ano. «Comparando com os países europeus, os estudos revelam que Portugal não está numa situação brilhante», repetiu Caldas de Almeida referindo-se à qualidade do apoio prestado no nosso país aos doentes mentais. O que não admira. Com a esmagadora maioria dos psiquiatras nacionais ocupados a mamar na teta da toxicodependência para encher os bolsos, quem vai querer cuidar de distúrbios mentais não lucrativos? Pouca gente, esperemos que boa.




De qualquer forma, a parte mais frustrante destas estatísticas é outra. Em lado algum, de relatório algum, vem referida qual a percentagem destes portugueses que faz parte da classe política. E mais. Num lapso ainda mais gritante, em lado algum diz quantos deles estão ou estiveram no governo. Preocupante. Muito preocupante.




RVN

2 comentários:

Anónimo disse...

isso é de foro privado e deverá ser resguardado da opinião pública o k não invalida k eles se devam submeter, obrigatoriamente, a juntas médicas k, sob sigilo profissional, avaliarão a sua sanidade mental. e tb para evitar que marados e tolinhos como os k engendraram esta maluquice de atrasados mentais profundos possam ocupar cargos de relevo. para bem de todo.

Anónimo disse...

Pois!