Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


domingo, 14 de outubro de 2007

Pois. A Berta.

Entre os nomes que fazem a lista de Luis Filipe Menezes á Mesa do Congresso do PSD, há um que faz soar trombetas de arauto. O de Berta Cabral, digo eu. Este congresso pode muito bem vir a ser a Figueira da Foz da Presidente da Câmara de Ponta Delgada. Nesta visita feita agora aos Açores já Cavaco Silva deixou o seu contributo pessoal. Foi a única Presidente de Câmara visitada pelo Presidente da República em S. Miguel, numa iniciativa que deixou Carlos César à beira de um ataque de nervos. E agora vem à Mesa do Congresso do partido, à direita do pai e remetendo o líder do PSD Açores, Costa Neves, para uma triste penumbra. Lá do alto, Mota Amaral vê e sorri, complacente. Nas ilhas repicam sinos de orgulho e a RTP-A prepara os directos. Os dados estão mais que lançados.

Eu cá apostaria que Berta Cabral trouxe uns sapatinhos de salto baixo para Torres Vedras. Sabe de cor que são os melhores para longas caminhadas, como esta que agora conhece passos tão decisivos na nova liderança de Luis Filipe Menezes. Ela quer chegar longe e tem condições para o conseguir. Os Açores sabem e querem. Suspeito que o continente vá ficar a saber em breve.

Carismática e popular, Berta Cabral cresce em todas as ilhas na medida do enorme descontentamento do eleitorado PS e na ainda maior nostalgia de poder que tira o sono ao eleitorado PSD. A imensa quantidade de laranjas que viveu vinte anos pendurada na árvore de João Bosco está agora cansada de madura e sem ter onde cair há dez. Berta é a mulher que resolve e faz coisas. Coisas pequeninas, como criar um departamento móvel de pequenos arranjos domésticos para idosos que vivam sós, porta a porta. Ou coisas grandes que dêem nas vistas, como as 'Portas do Mar' que estão a mudar para sempre a cara da capital açoriana. Berta Cabral é a mulher que vai a todas e aparece, sóbria, simples, acessível, simpática e com obra feita. Na sua caminhada. E a saber muitíssimo bem por onde vai.

Nas últimas autárquicas a sua imagem de competência valeu-lhe 70% dos votos, um resultado sem par a nível nacional. Todos os açorianos, sem excepção, olham para ela como a alternativa a um Carlos César desgastado por mandatos sucessivos e sem imaginação. Podem querer ou não essa alternativa, mas é absolutamente consensual que ela existe e está ali. E Berta Cabral sabe-o. Por isso recusou ouvir a súplica geral para suceder a Vitor Cruz na recente crise que catapultou Costa Neves para a presidência do partido, apenas empurrado pela sua negativa. Bem aconselhada, Berta não só deu a benção como até se chegou para trás, num falso recato e de olho na sua hora futura. Pois bem, hoje em Torres Vedras o futuro chegou para Berta Cabral. Finalmente. Vejamos agora se ela tem presente que chegue para o enfrentar.
RVN

5 comentários:

Zé Dias da Silva disse...

As Portas do Mar não têm nada que ver com a Câmara de PD; é uma obra do Governo Regional.

Rui Vasco Neto disse...

meu caro:

você sabe isso e eu sei isso.
mas sinceramente, diga-me: quem acha que está a retirar mais louros dela? e já agora, quem foi o rosto da inauguração daquele passeio pedestre que faz o acrescento até S.Roque? quem foi a pé todo o percurso e cortou a fita e posou para a foto??
cumprimentos e volte sempre.

rvn

Zé Dias da Silva disse...

Então continua contada uma mentira.
Que você sabe que não é verdade, eu também sei, etc..

Rui Vasco Neto disse...

Vejamos se me explico, para evitar mal entendidos. Não sei nada que não seja público e notório: as Portas do Mar são obra do Governo Regional, não há dúvidas. Mas o nome e a imagem de Berta Cabral surgem associados a ela porque acontece em PDL e em PDL quem faz coisas é ... Berta Cabral. Mas daí até dizer que está contada uma mentira vai a mesma distância que dizer que a própria Berta Cabral tem culpa do mal entendido. O que, convenhamos, não é verdade. Nada fez para que ele nascesse. E também, diga-se, nada faz para desfazer essa ilusão. Mas isso é outra coisa.

rvn

Nuno Barata disse...

Berta Cabral é a grande responsável pelas Portas do Mar. Se o Presidente da Câmara de Ponta Delgada fosse um qualquer banana, o PS e o Governo não investiam tanto na cidade para tentar ofuscar a Presidenta. berta é lider, é carismática e incomoda. Eu, pessoalmente, achoa mais uma dama de folheta do que de ferro, mas enfim eu nunca acerto e nunca ganhei uma eleição, estou sempre do outro lado.