Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


segunda-feira, 15 de outubro de 2007

«Toma, Nu Kulu»

Diz-me com quem andas e o senhor Ministro das Finanças diz-te quanto deves ao Estado. Por conta das dívidas do outro. Exactamente. Vale a pena ler o artigo publicado hoje no Público/Economia. Um apetite de análise à nova proposta de Orçamento de Estado para 2008, que prevê a hipótese de qualquer contribuinte, sem dívidas fiscais, ser responsabilizado pelas dívidas do seu médico, por exemplo. Uma mexidinha muito subtil em duas alíneas de um artigo da lei já existente, o 224º do Código de Processo Tributário sobre créditos futuros, e o milagre acontece.

Eu cá estou certo que é uma práctica frequente em todo o mundo civilizado. Deve haver milhões de situações assim. Tipo Motishu Kotuba que vai à palhota de Xuté Nu Kulu e leva a filha de dois anos. «Xuté!! Tens chá para o estômago?» Nu Kulu tem, mas deve três galinhas ao Sóba. «Kotuba, os teus netos vão ter que pagar as galinhas que eu devo!» Kotuba conhece a lei. «Toma, Nu Kulu!» diz, e deixa lá a filha. Fiz-me entender? É mais ou menos o recado que fica para cada contribuinte neste OE 2008. Eu, sinceramente, acho que é esticar demais o habitual. Nu Kulu sim, mas nem tanto.

RVN

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal, o melhor que a gente faz é não pagar ao fisco !!! Os outros que paguem por mim !!! Querem por-me mais doida ainda ??? Primeiro querem chupar-nos o tutano e agora dizem que outros, honestos coitadinhos, vão pagar as minhas dívidas ??? PORREIRO ... NU KULU DELES !!! Chissa que jé ninguém se entende ... AH AH AH .. Mesmo só rindo, merda ...

Rui Vasco Neto disse...

É das frases mais célebres do Reader's Digest: Rir é o melhor remédio!!

rvn