Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Ninguém nasce em Porto Santo

Ninguém nasce no Porto Santo, é sabido. Parir é na Madeira, no Hospital do Funchal. Acontece com frequência igual à dos bilhetes premiados. Não é que lá não haja lotaria, joga-se na mesma, bué, lá na ilha segunda. Mas acerta-se só às vezes, é normal, é assim em toda a parte. A razão que chamou este reparo vi-a hoje no Jornal da Noite da TVI, uma porto-santense que deu à luz no Aviocar da Força Aérea, que não chegou a tempo de deliverar o crianço, ainda embrulhado, no Hospital do Funchal. A mãe, feliz, disse com um acerto cuja dimensão lhe terá escapado: «Demorámos vinte minutos, ele é que não quis esperar. Há pessoas na ilha da Madeira que levam mais tempo a chegar ao hospital.» Eu sorri.

Voou-me a memória para uma das reportagens mais doridas que fiz na vida. Não, não me enganei, não quis dizer dolorosas, que se o fosse não estaria tudo igual hoje em dia. Como está. Como tem que estar, se calhar. Falo da Fajã das Galinhas, quinze minutos até ao Funchal, de carro, mas hora e meia da fajã até à estrada, hora e meia, por caminhos de levadas, bordas de montanha até chegar ao pequeno povoado que parece estar ao alcance da mão, visto da estrada. Parece mesmo logo ali. Mas não é, não para quem tem que caminhar em grupos de quatro homens, segurando cada um sua ponta do cobertor que carrega o doente, quantas vezes morto a meio do percurso. Para quem tem de carregar frigoríficos, bilhas de gás, arcas, mobílias, armários, camas e tudo o resto que por lá não nasce, sempre pelos caminhos de meio metro, sempre uma horinha, se for leve. O que vos conto não me contaram. Vi. Estive lá, passei um dia inteiro a ouvir tristezas e mesmo assim a ver sorrisos de gente boa, apenas gente, como eu. Como esta porto-santense que ontem, dia do namoro por excelência, pariu uma nova paixão a bordo de um Aviocar da Força Aérea ainda antes de chegar à Madeira. Porque ninguém nasce em Porto Santo.

2 comentários:

samuel disse...

Mas não é qualquer um que se pode gabar de ter nascido no céu.

Anónimo disse...

Rui, uma das minhas aflições é essa: o que não é vila pelo menos já não vê ninguém nascer-lhe lá. Na maior parte das ilhas dos Açores já não nasce ninguém. A última criança que nasceu na Maia já tem uns quinze anitos, e foi porque nasceu no carro de praça, a trezentos metros de casa, naquela travessa que continua, do outro lado, a que fica em frente da igreja. Antes dela, fora uma sobrinha minha, que já tem vinte e sete anos, mas foi mentira. O meu cunhado registou-a como tendo nascido na Maia, perante a desconfiança da senhora do registo, porque ele não queria que a filha fosse de S. José de Ponta Delgada.