Há gente assim, com vidas que nunca mais acabam. Seres com a estranha capacidade de se reinventarem mesmo no disparate.
De renascerem sempre, após cada uma das muitas mortes que vão tendo em vida. Tolos, há outros que lhes invejam este castigo como se fora uma gracinha para entreter os amigos nas noites frias de inverno ou nas amenas cavaqueiras de verão. São os tolos quatro-estações, que por desconhecerem a primavera das ideias estão condenados ao outono da mediocridade para sempre.


domingo, 17 de fevereiro de 2008

O Gago da banza

Esta figura que aqui vêem é o meu amigo Alfredo Gago da Câmara, diamante de gema açoriana, uma espécie de arrebimbómalho da guitarra portuguesa, enfeitado com um coração de ouro e um maufeitiozinho de antologia, teimoso como três mulas. O que é um arrebimbómalho da guitarra portuguesa? É alguém que nos faz trinar por dentro, a cada gemido solto por aquelas cordas que ele prende e faz soar como poucos. É alguém que nos embala na melhor companhia para qualquer viagem ao fado da nossa vida, um músico de eleição e a minha rede preferida sempre que salto para o trapézio. E o que é um coração de ouro e um maufeitiozinho de antologia, teimoso como três mulas? É o meu amigo Alfredo Gago da Câmara.

Um dia, atrevidote e armado em poeta, mandou-me uns versos, uma daquelas quadras piplares antigas, a desafiar-me para a glosa. «
Cabelo branco é saudade? Quem o disser exagera! Às vezes, quando Deus quer, cai neve na Primavera.» E eu, atrevidote e armado em poeta, mandei-lhe estes versos de resposta à encomenda. Hoje lembrei-me dele e deles, por tabela. E dos palcos que pisámos juntos, dos espectáculos, das palmas, das fífias, das conversas, das partes gagas, das histórias que só nós dois é que sabemos e dos cabelos brancos que ele me pôs nestes anos de amizade pura e dura. Maufeitiozinho de antologia, teimoso como três mulas. Cabelo branco é saudade? Quem o disser exagera.


Sinto que estás a mudar
a cada dia que passa.
De dia tens outro ar,
à noite tens outra graça..
Estás bem melhor, digo eu,
na mais fina flor da idade.
E se o cabelo embranqueceu,
cabelo branco é saudade.

Imagina que nevou.
Que, depois de um frio de morte,
o ar, de tão frio, gelou
e o branco ditou-te a sorte:
"Será grisalho o amor
que esse teu coração espera
".
Poderia ser pior?
Quem o disser exagera.

Há quem viva e morra assim:
sem nunca saber o amor.
Os dias não têm fim
e à noite, então, é pior:
nada é o que parece.
E não adianta querer,
que o amor só acontece
às vezes, quando Deus quer.

Por isso dá por feliz
a hora em que encaneceste.
Se o teu branco é de raiz
é um sinal que cresceste,
já não és grande, és maior,
acabou a longa espera.
No Outouno do nosso amor,
cai neve na Primavera.

18 comentários:

Anónimo disse...

Que arrebimbómalho é este,ó gente?
versinho pra cá, versinho pra lá... hummm... vocês os dois ...hum... bem que me parecia, coisa e tal...
Só lhes digo, meninos, cuidem-se:este relacionamento não é legal!
Só fecho os olhinhos, a este arrebimbómalho todo, porque aos artistas verdadeiramente grandes, nada os diminui.

beijocasssssss aos dois "maufei- tiozinhos de antologia"(dárdê! ehehe)).

ferroadazinha

Anónimo disse...

passo � frente mas... isto � uma esp�cie d'arrebimb�malho ...isto � uma esp�cie d'arrebimb�malho (isto musicado at� que era giro, n�o era?) ehehehh

Anónimo disse...

O Alfredo toca guitarra de tal maneira que até a voz do Rui fica a parecer mesmo de fadista a sério.
E agora, e sem querer pôr defeito nos versos, bem esgalhados, lembro que a cor natural do cabelo é o branco. O que acontece é que o organismo perde a capacidade de produzir a pigmentação que o faz negro, ou castanho ou loiro, e ele manifesta-se em todo o esplendor dessa sua cor natural. Que já é a do meu há uns bons pares de anos. Ah, e não há cabelos cinzentos, o que não quer dizer que não haja cabeleiras que o são, o que resulta, claro, da mistura de pêlos brancos e pelos pretos.

Rui Vasco Neto disse...

ferroadónimo,
dardê p'ra si também, gadinho pelas words.

??nónimo,
bem pensado.

daniel,
fiquei sem dúvidas: não há como um poeta para comentar a poesia alheia. É todo um mestrado bem esgalhado.

Anónimo disse...

Rui, depois de ver este post, não posso deixar de comentar com agradecimento pela consideração e amizade. O convívio e a amizade sã e saudável só é possível no plural, não pode haver méritos individuais. Se te mereço este apreço, provavelmente será pelo maufeitiozinho de te chatear a cabeça com grandes e justas razões de causa na defesa um Amigo, que é comletamente pirado e que ainda tem um feitiozinho pior do que o meu. E pior ainda é ter que resguardar e moderar as minhas três mulas de teimosia das cinco ou seis que normalmente te defendem.
Tenho saudades de te esfolar num King, ou numa sueca. (mas para isto basta a Piedade ou o nosso filho Carlos)
Abraço amigo e obrigado

PS - Para o Eunónima - Já viu bem a singeleza, o formato e as curvas femininas que têm as guitarras? Gosto de as tocar, fazê-las vibrar e ouvi-las soltar um doce gemido. É disso que eu gosto. Chega?

Anónimo disse...

� meu caro RVN, � meu caro amigo,(permita-me) n�o acha que, nadar no mar revolto da g�ria A�ori(e)ana, � um desporto um nadita perigoso?

uma aulitas, que tal?

Anónimo disse...

Ó Daniel, depois de enviar o 1º comentário é que vi o teu. Obrigado também pelas palavras e aquela do Rui paracer um fadista a sério vai faze-lo ficar com os cabelos em pé e perder a capacidade de produzir pigmentação. Ainda aparace por cá todo branco e esgadelhado a tirar ditos a limpos.

Anónimo disse...

Para tirar seja o que for a limpo, desafio-vos para um king. Ver-se-á quem tem unhas para tal treze. Desde que me safe nas copas, no resto limpo-vos o sebo que é uma maravilha. Ah, e as malditas úlimas duas!... Oh, raios, e as cabeças! E as velhacas das damas... O rei vá que não vá, que é uma hipótese em quatro, embora para mim normalmente seja uma em cada duas. Quer dizer, desde que me safe na acumulação de negativos, afinfo-vos uma derrota vergonhosa.

Maria disse...

Não sei se comente o post se o oiça numa reportagem na rtp memória sobre as "igrejas" que ocuparam cinemas...
Ai, afinal o tempo dá pra tudo.
é uma questão de fé, dizem....

Mas o que importa aqui é dizer que tenho saudades de o ouvir cantar um fadinho...
... lá vai sair o CD....

samuel disse...

Está tudo muito certo, muito bonito, mas o que eu queria era que estivesse também com som.
Quem sabe, até eu ficasse a soar à fadista... mas isso já é mais na secção dos milagres.

Anónimo disse...

Ó meu caro Daniel, a voz do nosso amigo Rui Vasco Neto, transcende o " parecer mesmo fadista a sério" porque: todo ele é Fado!

Anónimo disse...

Olha meu amigo a vida é boa, tem calma que a tormenta vai passar....

Anónimo disse...

... o branco é a fusão de todas as cores...

Anónimo disse...

todo ele é Fado ? só se fôr nos seus ouvidos.

Anónimo disse...

Há clube de king que mora
na ilha de São Miguel.
É o da Cova da Moura
ó meu amigo Daniel.

Em serão bem regadinho,
se não me falha a memória,
lá ensinei um Netinho.
Vou-te contar a histótia:

os primeiros seis confrontos
foram p´ra ele incentivos...
Acabou com zero pontos
na fase dos negativos!!!

Coitadinho do Netinho
cheio de satisfação,
parecia um gatinho
a sonhar que era leão.

Tão ruim ele ficou,
qual dragão a cuspir fogo,
tantos palavrões gritou
no fim, ao perder o jogo.

Daniel, não fiques com medo,
mas esta lição convém.
Podes vir, não cantes cedo,
que isto não te fica bem.
Aqui o amigo Alfredo
limpa-te o sebo também.

Abraços

Anónimo disse...

Falando a sério, não aposto nada que dependa de cartas ou de dominó. Mas, se elas ajudarem um pouco, eu dou-lhes uma mãozinha para fazer o resto.

Anónimo disse...

que coisa mais bonita :)!!!!
abreijos,
Maria.

Anónimo disse...

Rui:

Grande surpresa esta. Não o sabia poeta!E bom, há que dizê-lo. Eu bem lhe disse que ia dar uma leitura pelos posts que não li nestes últimos tempos. E este até é recente. Deve haver mais, não? Ainda por cima acabo de descobrir que canta o fado. Que mais estará para acontecer?
Nesta área conheço alguma coisa, a começar pelos guitarristas da Amália, que conheci em casa dela. Mas há outros e outras vozes...
Vou continuar a leitura.

Abraço da Sol.